Como desenhos animados e o anime influenciaram o meu desenho

Desde a minha infância, a ilustração estilo cartoon e animes não eram só uma grande fonte de entretenimento para o meu tempo pessoal, mas também grandes fontes de inspiração para o meu traço e trabalho. Desenhar sempre foi para mim algo natural, mas lembro-me de passar horas a ver as Monster High, Adventure Time e todos os filmes da Disney com a incrível vontade de desenhar a minha interpretação da ilustração estilo cartoon que a minha televisão mostrava, reproduzindo os seus estilos, cores e personagens.


Fascinava-me como estes desenhos eram animados e como cada um tinha a sua própria identidade – desde as suas próprias paletas de cores, aos seus traços expressivos e exagerados até à maneira como estilizavam pessoas e criaturas. A minha infância em frente à televisão, completamente agarrada a estas histórias fictícias, despertou o meu desejo em criar algo que me desse essa mesma magia.    

Da artista Ema Parreira, ilustração estilo cartoon em lápis de cor, do programa Adventure Time


Do primeiro rabisco ao meu próprio estilo 

Como a ilustração estilo cartoon tornou-se a minha referência.

No meu percurso artístico, dediquei tempo e lágrimas para tornar os rabiscos que desenhava sem pensamento e sem forma, nas peças que são hoje. No início, apenas usava o papel e a caneta para colocar tudo o que me fascinava – as personagens de desenhos animados, criaturas inventadas, pequenos cenários que surgiam na cabeça – sem a preocupação de se os olhos eram proporcionais ou se azul e vermelho eram cores que combinavam. Simplesmente, o desenho era algo para mim.

O mundo do anime e filmes abriu ainda mais as minhas portas ao fazer-me olhar para a página em branco e prestar atenção aos detalhes, fazer perguntas às minhas peças de inspiração como Into the Spider-Verse para perceber como é que eles usam sombras e experimentam com as cores e texturas, ou como Haikyuu ao colocarem as suas personagens em poses dinâmicas e naturais com o corpo. 

Da artista Ema Parreira, ilustração estilo cartoon em aguarela, desenhos de anime e videojogo Danganronpa

Mas com o tempo, escola, faculdade, art blocks, os momentos de pura frustração onde nada parece bom, cresci e experimentei com todas estas técnicas para criar algo único e meu, e que fossem mais do que rabiscos ou “só” desenhos de anime. 

E agora, com o tempo e novas experiências, passei de alguém que apenas copiava referências para alguém que cria as suas próprias peças. 

Ao olhar para trás, vejo o quanto evoluí desde linhas instáveis e aguarelas que danificaram a página para traços confiantes e confiança nos meus meios de pintura, e o que passou de um simples passatempo pela ilustração estilo cartoon tornou-se a minha razão de ser ilustradora.

Ao longo deste percurso, percebi a minha vontade de partilhar a minha arte com outras pessoas que também se identificam com estes universos e foi assim que nasceu a ideia de vender as minhas peças inspiradas na ilustração estilo cartoon, anime e fanfics. Se os desenhos animados foram o que me inspirou em primeiro lugar para começar a desenhar, por que não também serem as minhas primeiras ilustrações à venda e onde melhor que no Iberanime

Este espaço dedicado à cultura pop e japonesa, cheio de pessoas como eu, tornou-se um dos grandes objetivos como ilustradora: participar e partilhar as minhas peças que apenas eles compreendem e apreciem os meus desenhos de anime. 

Além disso, já podem encontrar peças na minha loja se tiverem interesse em ver como criei temas de fanfics em poções. 

Se tens interesse em ver como evoluí no meu estilo artístico ou em seguir as minhas últimas novidades, acompanha-me nas redes sociais ou explora o meu portfólio.

Ou explora mais sobre a minha página!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top